Província Marista Brasil Centro-Sul anuncia pilares estratégicos para próximo triênio

 Como Superior Provincial, Irmão Vanderlei Siqueira está à frente da missão que segue até 2027 e tem a vocação marista como um dos focos

Nomeado Superior Provincial em março deste ano, Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos está à frente da missão que segue até 2027
Créditos: Divulgação/Grupo Marista


Reconhecido por sua missão educativa e evangelizadora, o Grupo Marista acaba de traçar as prioridades que irão guiar a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) durante o triênio 2024-2027. As diretrizes foram discutidas e definidas no VIII Capítulo da Província, evento que reúne a assembleia representativa da PMBCS para refletir sobre os objetivos da instituição e estabelecer metas alinhadas com a herança religiosa e pedagógica de Marcelino Champagnat. A PMBCS, enquanto unidade administrativa do Instituto Marista, desempenha um papel vital na animação vocacional dos Maristas de Champagnat, orientando suas ações educativas, evangelizadoras e assegurando a coerência de seus princípios.

À frente dessa missão está o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos, nomeado Superior Provincial em março deste ano. Com uma trajetória marcada por sua atuação como professor, pastoralista e diretor escolar, Irmão Vanderlei esteve nove anos à frente da rede de Educação Básica e, mais recentemente, como presidente do Grupo Marista e da FTD Educação e assume agora a responsabilidade de liderar a Província Marista Brasil Centro-Sul em um período de fortalecimento de suas ações. Sob sua liderança, o triênio se orienta por quatro pilares essenciais: a vocação marista, o aprofundamento da espiritualidade, a ecologia integral aliada à solidariedade e a evangelização.

“A animação vocacional emerge como uma prioridade, ao inspirar jovens e adultos a encontrarem realização e felicidade na vida religiosa marista. Este compromisso visa não apenas o desenvolvimento pessoal e espiritual dos Irmãos, mas também o fortalecimento da vocação marista laical, consolidando uma base perene para o futuro da missão marista”, defende o Irmão.

Metas previstas

No campo da ecologia integral, a PMBCS reconhece a crise socioambiental atual e está comprometida a promover uma educação que restaure as relações humanas e proteja a Casa Comum, incentivando práticas de consumo sustentável e um estilo de vida solidário. Essas prioridades visam não apenas transformar a vida em província, mas também alcançar a sociedade, guiadas pelos valores que formam a essência da missão marista. 

Já a ação de evangelização, tem como compromisso tornar Jesus Cristo conhecido e amado, fortalecendo a ação pastoral da Província e colaborando ativamente com as comunidades locais e a Igreja. A Pastoral Juvenil Marista ganha destaque nesse contexto,  e promove um espaço de amadurecimento na fé, reafirmando o papel da educação evangelizadora a serviço da igreja e da sociedade. “As ações, cuidadosamente articuladas no VIII Capítulo, expressam a determinação da PMBCS em continuar a missão de Marcelino Champagnat, adaptando-a aos desafios contemporâneos em que a espiritualidade se apresenta como um valor importante frente aos desafios pessoais e institucionais, principalmente para as confessionais”, resume Irmão Vanderlei.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos