Pesquisa aponta ampla vantagem do candidato Marcus Vinicius na disputa pela Prefeitura; Zé Antônio e Maria Yvelônia seguem em segundo e terceiro lugar
Foto: Renato Oliveira.
Estimulada
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisa (Igape) no dia 9 de setembro aponta que Marcus Vinicius lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, com 45,3% das intenções de voto, consolidando-se como o favorito na disputa.
O candidato Zé Antônio aparece em segundo lugar, com 15%, seguido por Maria Yvelônia, que tem 12,3% das intenções de voto. A Professora Lucimar vem em quarto lugar, com 7,7%, enquanto Wesley Pacheco aparece com 2,7%. Ainda segundo o levantamento, 9,5% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos, 1,2% votariam em branco ou anulariam o voto e 6,3% não informou.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem os nomes dos candidatos previamente, Marcus Vinicius também lidera, com 36% das menções. Zé Antônio segue com 14,7%, e Maria Yvelônia, com 9%, professora Lucimar tem 2,3% e Wesley Pacheco 1%. Nesta modalidade, 37% dos entrevistados não informaram em quem votariam.
Rejeição
Já no quesito rejeição, a Professora Lucimar aparece com o maior índice, 31,3%, seguida por Zé Antônio, com 12,5%, e Marcus Vinicius, com 12,3%, Maria Yvelônia com 4,2%, Wesley Pacheco com 3%. 6% rejeitam todos, 18% não rejeita nenhum e 12,7% não informou.
Metodologia e dados técnicos
A pesquisa foi realizada no dia 9 de setembro de 2024, com 600 eleitores de Valparaíso de Goiás. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
O levantamento foi contratado pela TV Atual Record News e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-06745/2024. As entrevistas foram realizadas presencialmente com eleitores de diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e rendas, utilizando questionários estruturados. A seleção dos entrevistados foi feita por meio de amostragem estratificada, com base em critérios socioeconômicos.