Concessionária reforça qualidade do sistema elétrico com mais energia distribuída para indústrias, loteamentos e comércios que impulsionam desenvolvimento do estado
Para contribuir com o desenvolvimento da economia do estado, a Equatorial Goiás trabalha incessantemente para dar suporte aos empresários goianos que dependem de uma rede elétrica forte e que atenda às demandas diárias. Somente em 2023, a distribuidora entregou cerca de 3 mil obras para fomentar o comércio, a indústria e o setor de serviços. Os projetos são de responsabilidade da área de engenharia da distribuidora, que cuida das obras para atender aos pedidos de ligações novas ou de acréscimo de carga em todo o estado. As solicitações concluídas contemplam desde grandes empresas até propriedades rurais.
De janeiro a dezembro de 2023, no primeiro ano da concessão em Goiás, a companhia realizou um verdadeiro mutirão nas análises dos pedidos e na execução das obras. Em 12 meses, reduziu de 61% para 4% os processos em atraso. Isso foi possível após a criação de novas gerências, contratação de colaboradores e mobilizações constantes de equipes extras, proporcionando mais agilidade na resposta e na execução das solicitações em todas as regiões. Em 2024, a concessionária mantém o compromisso com o ritmo acelerado desse trabalho.
Os pedidos de novas ligações ou de acréscimo de carga são feitos por engenheiros ou eletrotécnicos contratados pelos empreendedores e chegam à concessionária em forma de projetos, em que constam todas as informações necessárias para que a companhia atenda aos requerimentos. "A partir do momento que a Equatorial Goiás respondeu às solicitações que estavam em atraso, todo o setor produtivo passou a reconhecer o trabalho da companhia. Esse movimento está sendo feito de norte a sul, para os mais diversos setores produtivos", destaca o superintendente Técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira.
Uma das maiores empresas contempladas no último ano foi a São Salvador Alimentos, que representa várias marcas, entre elas a Super Frango e a Boua. Foram 37 ligações autorizadas e, destas, 20 unidades já estão ativas, fornecendo energia para mais de 140 novos galpões. “Com a entrada da Equatorial Goiás, muitos avanços administrativos foram implementados para reduzir este tempo de ligação, além da redução de burocracia e mais comunicação foi estabelecida”, afirma o engenheiro eletricista da São Salvador Alimentos, Wander Nunes.
Com a entrega das obras nos municípios de Itaberaí e Nova Veneza, cerca de 800 novos empregos foram gerados de forma direta e mais de 7 mil empregos indiretos. “Este projeto foca em aumentar o volume de abate das duas unidades da São Salvador Alimentos em 120 mil aves por dia, passando de 420 mil para 540 mil. A empresa acredita muito no trabalho que está sendo realizado pela Equatorial Goiás e na sinergia junto às empresas goianas. Dessa forma, percebemos muita vontade e proatividade em resolver as questões energéticas do nosso estado”, destaca Wander.
A confiança do empresário goiano na concessionária de energia também aumentou. Prova disso é a queda nas obras de autoconstrução. Na prática, quando existe uma obra de autoconstrução significa que é feita pelo próprio empreendedor e, ao final, inspecionada pela companhia. Desde que a Equatorial Goiás reformulou o processo de execução de obras, a opção pela autoconstrução reduziu significativamente. Hoje, 90% das obras são feitas pela companhia. "Esses números refletem a evolução no processo de execução de obras da distribuidora, focado em atender às demandas dos clientes e dos setores produtivos do estado de Goiás”, destaca Roberto Vieira.
A conexão das instalações ao sistema de distribuição é um direito do consumidor e deve ser realizada após solicitação, mediante normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para solicitar uma ligação nova, o cliente deve acessar os canais oficiais da distribuidora, conferir e preencher a documentação necessária. Os canais são a Agência Virtual, no site www.equatorialenergia.com.br; Call Center 0800 062 01 96 ou nas agências de atendimento.
A reconstrução do sistema elétrico é uma prioridade da Equatorial Goiás. Em todo o ano passado a companhia investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação da rede. Um diferencial da companhia é o investimento em equipes para cada região. São cinco superintendentes e mais de 20 gerentes que atendem todo o estado com autonomia e agilidade. O objetivo é reforçar a distribuição de uma energia elétrica de qualidade, estável e confiável.
Além disso, em 2024, o foco se mantém na recuperação do sistema elétrico e num ritmo constante de ações e investimentos. Para se ter uma ideia, apenas no 1º trimestre deste ano as equipes da concessionária já concluíram 131.069 obras em todo o estado, avanço de 95% na meta, e milhares de outras já estão programadas. Confira os detalhes das ações no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 14 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Tags:
# DEZ minutos