Parceria entre o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e o Instituto baiano deve intensificar troca de experiências e o desenvolvimento dos métodos adequados de solução de conflitos na região
A Presidência do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), composta por Rodrigo Garcia da Fonseca, Ricardo de Carvalho Aprigliano e Silvia Rodrigues Pachikoski, e o Presidente do Instituto de Arbitragem da Bahia (IArB), Gabriel Seijo, assinam no dia 22 de agosto, na Faculdade Baiana de Direito, um acordo de cooperação que visa disseminar o conhecimento sobre os métodos adequados de resolução de conflitos (ADRs) na região Nordeste do País. A parceria prevê o desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas e culturais.
A primeira delas já acontece logo após a assinatura do acordo e será a palestra “As perspectivas atuais da arbitragem brasileira”. O evento é organizado pelo CAM-CCBC e pelo IArb, com o apoio da Faculdade Baiana de Direito, e contará com a participação de José Emílio Nunes Pinto, sócio fundador de José Emílio Nunes Pinto Advogados e outros renomados profissionais.
Curso
Ainda dentro da programação que marca o início do acordo de cooperação, no dia 23 de agosto, das 8h30 às 18 horas, as instituições vão promover o curso “Advogando em Arbitragens”, voltado para jovens advogados e estudantes de Direito interessados em aprofundar seus conhecimentos a respeito dos métodos adequados de resolução de conflitos.
O curso será dividido em quatro módulos e vai abordar temas relevantes e atuais envolvendo a arbitragem, como a redação da cláusula compromissória, regulamento do CAM-CCBC, sistema de gestão de processos, definição do valor da causa, custos, nomeação do tribunal arbitral, formação do comitê especial, produção de provas e sentença arbitral, entre outros.
Projeto
Com a assinatura do acordo de cooperação - o primeiro com uma instituição da Bahia -, o IArB se soma às mais de 20 organizações parceiras do CAM-CCBC no Brasil e em vários outros países. “Desde 2008, o CAM-CCBC vem construindo uma rede sólida de parceiros nacionais e internacionais, com o objetivo de promover a troca de experiências e o desenvolvimento de ADRs, uma das missões do Centro desde a sua criação. O acordo com o IArB é um passo importante nesse sentido”, afirma Rodrigo Garcia da Fonseca, Presidente do CAM-CCBC.
“A disseminação da cultura da arbitragem por todas a regiões do Brasil é um projeto relevante para o CAM-CCBC e para o mercado. Estamos felizes de poder contar com o IArB como nosso parceiro nesse projeto e temos a certeza de que será uma união que trará impactos para a comunidade arbitral e de negócios da Bahia”, completa o Vice-Presidente do CAM-CCBC, Ricardo de Carvalho Aprigliano.
As perspectivas positivas são compartilhadas, ainda, pelo Presidente do IArB. “Estamos orgulhosos em somar esforços com o CAM-CCBC, o Centro pioneiro e maior referência no mercado de câmaras de arbitragem no Brasil. Estamos planejando diversas iniciativas em conjunto que disseminarão conhecimento e promoverão o crescimento do setor”, destaca Seijo.
Criado em 2020 por mais de 40 advogados, o IArB hoje representa mais de 50 escritórios da advocacia baiana e busca fomentar o desenvolvimento da arbitragem no estado por meio de apoio a pesquisas e publicações e promoção de eventos jurídicos e empresariais.
Serviço I
Evento: Palestra "Perspectivas Atuais da Arbitragem Brasileira" e Assinatura do Acordo de Cooperação com o IArB
Data: 22/08/2024
Local: Faculdade Baiana de Direito
Horário: das 17h às 19 horas
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-perspectivas-atuais-da-arbitragem-brasileira/2538169
Curso gratuito – vagas limitadas
Serviço II
Evento: Curso Advogando em Arbitragens
Data: 23/08/2024
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local: Faculdade Baiana de Direito - Rua Doutor José Peroba, 123 Costa Azul
Salvador, BA
Curso gratuito – vagas limitadas
Sobre o CAM-CCBC
O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), fundado em 1979, é a instituição brasileira pioneira na administração dos métodos adequados de resolução de disputas (Alternative Dispute Resolutions – ADRs). Maior câmara brasileira do setor e responsável por uma parcela expressiva das arbitragens que acontecem no País, envolvendo partes nacionais e estrangeiras, o CAM-CCBC também possui certificação de qualidade ISO 9001. No final de 2023, o CAM-CCBC atingiu a marca histórica de 1.544 arbitragens administradas.