Arte sem barreiras: Brasília se transforma no epicentro da inclusão com Arte Integral - Cultura 360

No coração de Brasília, o Parque Estações recebe o evento que enaltece a arte e a diversidade com a participação de artistas com deficiência


Foto: Fred Cintra

Prepare-se para viver um fim de semana repleto de emoção, arte e inspiração! Nos dias 17 e 18 de agosto, Brasília será palco do grandioso Arte Integral - Cultura 360, um evento que promete transformar o Complexo Parque Estações no epicentro da inclusão, acessibilidade e cidadania. E para tornar tudo isso possível, a programação conta com a participação de mais de 30 artistas com deficiência, provando que a arte é para todos!

A agenda do evento é uma verdadeira celebração da diversidade, com momentos vibrantes e surpreendentes que vão além do convencional. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para destacar as habilidades extraordinárias desses artistas talentosos. Com uma variedade de shows, exposições, apresentações de dança, desfiles de moda inclusiva e manifestações culturais, o Arte Integral - Cultura 360 oferece uma experiência completa que promete emocionar e inspirar todos os presentes, revelando a beleza e a força da inclusão por meio da arte.

No sábado (às 15h) e no domingo (às 11h), Estevão Lopes, atleta paralímpico brasiliense e referência em superação e resiliência, estará presente para compartilhar sua história. Como um dos fundadores da Capital do Remo, líder do projeto Empowering Mobility and Autonomy (EMA) na Universidade de Brasília e uma voz importante no movimento Atletas pelo Brasil, Estevão traz ao público suas experiências em um bate-papo que promete inspirar e deixar uma marca profunda em todos os participantes.


“Estamos trazendo novos conceitos, um novo olhar à acessibilidade e às pessoas com deficiência, um olhar humanizado. A nossa iniciativa é apenas o começo de um grande esforço para fazer de Brasília a cidade mais acessível do país. E nós somos parte desse desafio”, afirma Rafael Moura Gomes, um dos organizadores do evento. 

Experiências imperdíveis

O público irá vivenciar a inclusão de uma maneira inovadora e interativa! Em "Desvendando o Braille: Introdução ao Mundo da Leitura Tátil", poderão aprender o alfabeto em braille de uma forma divertida e educativa. Além disso, por meio do projeto "Experimentando diferenças”, os visitantes poderão testar suas habilidades em um game de handbike e sentir como é se mover com a agilidade dos atletas paralímpicos.

E para os amantes da moda, o desfile inclusivo Fashion PCD vai surpreender ao apresentar peças que aliam estilo e funcionalidade. Modelos cadeirantes e com mobilidade reduzida desfilarão com roupas feitas sob medida para proporcionar autonomia, conforto e, claro, muito charme!

Shows e apresentações

O som da inclusão vai ecoar por todo o Parque Estações com as apresentações musicais de Aristos Lopes, Visão do Samba, Dany, Baião de 2 da APAE e SurdoDum. Já as apresentações de dança ficam por conta do enérgico grupo Street Cadeirante e do talentoso Lúcio Piantino. E não perca as exposições que vão mexer com suas emoções: a mostra fotográfica "Caravana Melhores Vencedores", de Sérgio Dutti, que celebra o esporte paralímpico, e a apresentação ao vivo de grafite da artista brasiliense Amanda Gomes.

Entrada gratuita

A retirada do ingresso é gratuita, conforme disponibilidade, e deverá ser realizada antecipadamente apenas pelo site https://parqueestacoes.com.br/

Apoio e realização

Realizado pelo Instituto Sustenta, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Arte Integral - Cultura 360 acontece dentro do complexo Parque Estações, que é realizado pelo Instituto Conecta Brasil com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Programação

Dia 17 (sábado)

Oficina: Desvendando o Braille: Introdução ao Mundo da Leitura Tátil | 11h

Música: Aristos Lopes | 11h - 12h

Música: Visão do Samba | 13h - 14h

Palestra: Estevão Lopes | 15h

Dança: Lucio Piantino | 15h - 15h30

Música: Dany | 16h - 17h

Dança: Street Cadeirante | 17h

Música: Baião de 2 da APAE | 18h


Dia 18 (domingo)

Música: Dany | 11h-12h30

Palestra: Estevão Lopes | 11h

Dança: Street Cadeirante | 13h

Música: Baião de 2 da APAE | 14h

Oficina: Desvendando o Braile: Introdução ao Mundo da Leitura Tátil | 15h - 15h30

Música: Visão do Samba | 16h

Música: Aristos Lopes | 17h

Desfile: Fashion PcD | 17h30

Música: Surdodum | 18h 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos