Sommelier do Fort Atacadista dá dicas para aproveitar um vinho ao máximo

 Conheça as cinco principais características que podem influenciar a experiência

Os dias mais frios do ano combinam com um bom vinho. Não é à toa que a bebida é a mais consumida durante o inverno no Brasil. Com as temperaturas mais baixas, buscamos um certo alento, e o vinho, assim como a comida, proporcionam.

 

Além disso, o álcool é vasodilatador, o que significa que tem um efeito no corpo mais “reconfortante” em relação ao frio. Assim como no inverno nosso corpo pede uma dose extra de roupas, uma boa taça de vinho também ajuda a se aquecer e se aconchegar. Mas sempre é possível deixar essa experiência ainda melhor. 


O sommelier do Fort Atacadista, Charles Carvalho, separou cinco dicas para aproveitar o vinho ao máximo e transformar a experiência. Veja a seguir:

 

1- Escolha a taça adequada

A taça certa pode realçar os aromas e os sabores do vinho. O formato correto também permite o contato adequado do líquido com o ar sem interferir na temperatura e em outras características sensoriais da bebida.

 

Por isso, cada vinho tem uma taça recomendada. Por exemplo, os vinhos tintos pedem taças grandes e mais largas. Os vinhos brancos têm como indicações taças menores e mais fechadas. Já os espumantes se adequam com taças em formato de flautas.

 

2 - Armazenamento e temperatura influenciam

Guardar o vinho no local adequado ajuda a proteger a bebida e garantir que suas características sejam preservadas. Procure um local arejado, com pouca luz e temperatura equilibrada. Garrafas com rolhas de cortiça devem ser armazenadas na posição horizontal.

 

Conferir a temperatura na hora de servir também é importante. Recomenda-se que os vinhos tintos estejam entre 14º e 18ºC. Já os brancos devem estar bem refrigerados, entre 8º e 12ºC. Mas se a ideia é tomar uma taça de espumante, sirva ainda mais frios, em torno de 6º a 10º C.

 

4 - Conheça as harmonizações

Combinar o sabor do vinho com um prato especial garante mais apreço ao paladar. Conhecer qual rótulo orna com o que faz grande diferença na hora de servir um vinho acompanhado de um prato. O sommelier explica que vinhos tintos, por exemplo, harmonizam com carnes vermelhas. Já os vinhos brancos, com frutos do mar. Para espumantes, o mais indicado são os pratos suaves.



5 - Prove diferentes estilos

Nada melhor do que expandir o paladar para saber o que não gosta ou ter certeza do rótulo preferido. Cada estilo oferece uma experiência única de sabores e aromas, e gosto é algo individual. Portanto, experimente tintos, brancos, rosés e espumantes.

 

Para ter muitas opções de rótulo, marca e entender qual o tipo de uva utilizada em cada garrafa, o Fort Atacadista oferece uma adega variada que atende os apreciadores cativos da bebida e os iniciantes no mundo dos vinhos.

 

O atacarejo ainda faz eventos de degustação para que os clientes possam saborear e conhecer os mais variados rótulos. Nas compras feitas com o Vuon Card é possível garantir descontos diferenciados e parcelar o valor em até 10 vezes sem juros. Essa promoção é válida até o dia 31 de agosto.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos