Pelo segundo ano, a marca aborda os impactos dos 5 dias
previstos de licença para homens e na concepção de papéis sociais, em uma
narrativa sensível com a perspectiva dos pais
Segundo pesquisa do DataFolha, realizada em março de 2024,
para 69% dos brasileiros*, as mulheres devem ser as principais responsáveis por
cuidar de filhos recém-nascidos. É neste contexto que o Boticário está
novamente na vanguarda dos debates sociais na campanha de Dia dos Pais pelo
segundo ano consecutivo. Por outra perspectiva, destaca os benefícios da
licença parental universal como pilar fundamental para uma sociedade mais
inclusiva, posicionando-se enquanto agente de transformação.
Liderar pautas sobre diversidade e outros temas relevantes
para a sociedade é um dos propósitos da marca, que fomenta a reflexão sobre o
aumento da licença paternidade (para pais cis e trans), atualmente de 5 dias
para 120 dias. O benefício é uma realidade para os colaboradores do Grupo
Boticário desde 2021, enquanto o Boticário é a marca da holding que fortalece
essa narrativa por meio de suas campanhas de Dia dos Pais. No ano passado, a
marca convidou as pessoas a refletirem sobre a importância da presença genuína
do pai nos primeiros momentos do novo filho(a) e, consequentemente, estimulou a
construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor.
“As formações familiares mudaram muito, mas precisamos
melhorar em muitos aspectos. É por isso que estamos trazendo novamente o tema;
temos muito orgulho de falar sobre os muitos benefícios, oferecidos desde 2021,
que a Licença Parental Universal do Grupo Boticário tem na vida de nossos
colaboradores, mas queremos que isso se expanda. Foi a partir de muita escuta
ativa que decidimos ampliar essas histórias de transformação para uma narrativa
de impacto social em nossas campanhas de Dia dos Pais. O ponto de partida foi
em 2023, mas, um ano depois, seguimos vendo essa como uma discussão propositiva
e necessária para a construção de uma sociedade mais equânime”, explica Marcela
de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Para amplificar o alcance da mensagem, a marca lança, no dia
22 de julho, o filme-conceito da data, criado pela agência AlmapBBDO, que
evidencia a pesquisa do DataFolha e os benefícios da licença parental universal
em diversos canais e plataformas digitais, com uma estratégia 360° que abrange
mídias online e off-line, fortalecendo a popularização do debate. “O Boticário
segue abordando o tema porque ainda é muito necessário chamarmos a atenção
sobre a necessidade de licenças universais, garantindo uma sociedade mais perto
da igualdade entre gêneros. Queremos provocar a reflexão sobre a mensagem de
que a licença de apenas 5 dias passa para a sociedade”, comenta Fernando
Duarte, diretor executivo de criação da AlmapBBDO.
Nas redes sociais, a campanha é ancorada no conceito de que
é preciso mais do que 5 dias para o cuidado e a conexão inicial, mostrando a
importância dos 120 dias e o impacto positivo dessa experiência, tanto para os
pais quanto para os filhos. Por meio de influenciadores e nas redes
proprietárias do Boticário, a marca abre e sustenta a conversa sobre o tema,
além de debater a importância de ressignificar o conceito de paternidade.
Premiação em Cannes
A marca de beleza mais amada do Brasil* foi reconhecida no
Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com o Leão de Bronze na
categoria Glass, uma das mais relevantes por premiar trabalhos de impacto que
abordam desigualdade de gênero e são capazes de mudar a cultura. A campanha
Instinto Paterno, de 2023, que também entrou na shortlist da categoria de PR,
convidou à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade
de gênero no ambiente corporativo a partir do conceito “Até quando vamos achar
que 5 dias são suficientes?”. No Brasil, a legislação assegura 120 dias de
licença para mães, enquanto os pais têm direito a apenas 5 dias – realidade que
o Grupo Boticário quer mudar desde 2021, quando implantou o benefício da
Licença Parental Universal de 120 dias para todos os colaboradores, sejam cis,
trans, em relações homo ou heteroafetivas, com filhos(as) consanguíneos(as) ou
não.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Babytalk
Produto: Dia dos Pais 2024
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil)
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique
Del Lama
Diretores de Criação: Mozar Gudin e Philippe Degen
Criação: Bruno Antunes e Rodolfo Garcia
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e
Giuliano Springhetti
Planejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Maria Eduarda
Menezes, Júlia Martins, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João Calasans
Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe,
Thais Guarlotti e Kayuan Fernando
Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Vitória
Soares, Camila Lopes, Patrick Novaes e Paula Kurihara
Produtora de imagem: Boiler Filmes
Direção: Dulcidio Caldeira
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Head de Atendimento: Larissa Perrotta
Atendimento: Manu Fenerich, Sheila Santos e Jonas Monte
Head de Coordenação: Juliana Sigolo
Equipe de Coordenação: Cynthia Gama, Cintia Varella,
Marina Rohnik e Joyce Carvalho
Diretor de Produção: Robertinho Bellezia
Produtor: Marcelo Campos
Assistente de Produção: Maurício Marcondes
1° Assistente De Direção: Bruno Roberti
2° Assistente de Direção: Eugênio Silveira Diretor De
Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Daniel Miragem
Assistente de Arte: Flora Maringoni
Produtora de Objetos: Daiana Arna
Making Of: Guilherme Fernandes
Figurinista: Márcia Leite
Maquiador: Otávio Maciel
Produtor de Locação: Kleber Pereira
Produtor de Elenco: Carminha e Edu Piva
Head de Pós-produção: Ricardo Quintela
Montagem: Ricardo Quintela
Finalização: Rodrigo Azambuja e Renata Dalbem
Assistente de Finalização: Jean Baptiste Neto
Color Grading: Acauan Pastore
Pós-produção: Flow Vfx
Estúdio de Som: Raw Audio
Produtora de Som: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho
Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana
Orlandeli, Eduardo Rebola, Bibiana Depaula e Mayara Salgueiro
*Mulheres devem ser as principais cuidadoras de filhos
recém-nascidos para 69% dos brasileiros.
**Fonte: Bem-Estar Parental nas Empresas, estudo
desenvolvido por Filhos no Currículo e Infojobs, 2023. Revista Crescer e
Cartilha para Pais – Como Exercer uma Paternidade Ativa, divulgada em 2018 pelo
Ministério da Saúde. Relatório “Situação da Paternidade no Brasil”, 2021 |
Pesquisa Deloitte 2023 | Revista Exame 2023 | Folha de S.Paulo 2024.
*
#OndeTemAmorTemBeleza
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca
primogênita do Grupo Boticário. A
marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do
Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta
com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria,
maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos
canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o
planeta, a marca possui o
maior programa de logística reversa em pontos de coleta do
Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa
Beleza – um compromisso com a beleza livre de
estereótipos – e não
realizar testes em animais.
*Fonte: Kantar,
Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de
Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a
pele e maquiagem.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50
maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.