Em circulação pela RIDE-DF, a Voar Teatro de Bonecos vai apresentar gratuitamente três espetáculos na cidade
Depois de Alto Paraíso de Goiás, chegou a vez de Pirenópolis receber o sonho e o encanto da circulação da Cia Voar Teatro de Bonecos pela Ride-DF. Os espetáculos "João e o pé de feijão", "Os meninos verdes" e "Adivinha Adivinhão" serão apresentados nesta sexta, sábado e domingo (26, 27 e 28 de julho), sempre às 18h, na Praça Coronel Chico de Sá (Praça do Coreto). Tudo aberto a todos os públicos, gratuito, com audiodescrição e tradução em Libras. O projeto Circulação de repertório Voar Teatro de Bonecos 2024 é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Informações pelo Instagram @voarteatrodeboneco
A coordenadora-geral do projeto, Mariana Fernandes, diz que a Companhia espera levar todo a alegria para Pirenópolis assim como aconteceu em Alto Paraíso de Goiás.
Ela afirma que a circulação oferece entretenimento de qualidade com apresentações gratuitas para moradores e turistas, enriquecendo a diversidade cultural desses destinos turísticos populares na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.
"Este projeto assegura a continuidade da contribuição significativa do Voar Teatro de Bonecos para a cultura brasileira e a valorização da arte teatral na região Centro-Oeste. Nossa próxima parada será em Corumbá de Goiás", explica Mariana, que também é a presidente da Companhia.
Agenda e sinopses dos espetáculos
26/07 - João e o Pé de Feijão - A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia, vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos, manipulados pelo ator Marco Augusto.
27/07 - Os Meninos Verdes - A peça infantil adaptada do livro de Cora Coralina,"Os Meninos Verdes", mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.
28/07 - Adivinha Adivinhão- Bonecos, cordel e repente contam causos populares, o espetáculo consiste em uma adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes. A história mostra ao público o dia em que ele foi oferecer seus serviços de adivinho na fazenda do coronel Bocalarga e desvenda o mistério do sumiço das jóias preciosas. A montagem utiliza a técnica de bonecos de luva e a narrativa é inspirada na cultura popular do nordeste. Marco Augusto e Gabriel Calazans fazem a animação de bonecos e Alessandra Barros é a atriz em cena.
Circulação de repertório Voar Teatro de Bonecos 2024
A circulação consiste na realização de nove apresentações de espetáculos criados ao longo de 20 anos de trajetória do grupo, em três cidades da RIDE, Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás, com entrada franca.
O Projeto contará com três espetáculos presentes no repertório atual da Cia., entre eles o clássico de Cora Coralina, "Os meninos verdes"; "João e o pé de feijão"e "Adivinha Adivinhão".
Tags:
# DEZ minutos