O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios KPMG.
Se o setor cresce
em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação
Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers
gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no
Brasil em 2023.
As empresas que
apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento
saltar 89%.
Estudante do
curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema
de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca
nesse mercado.
Aos 20 anos e
frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros
no Certiport’s Adobe
Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de
criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.
Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu
ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para
a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A
conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto
contribui para o fim do etarismo.
Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como
um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento
podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar
a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”
Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para
se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se
especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design,
mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse
é um oceano cheio de possibilidades.”
Criatividade a serviço da comunicação
A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil,
por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da
comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como
animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.
Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação
visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino
médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o
design gráfico é a área que eu quero seguir.”
Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de
materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um
designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas
públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor.
“De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na
sociedade”, finaliza Gustavo.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70
anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência
para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições
de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos
de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas
edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.