No universo do comércio eletrônico, escalar resultados não é apenas uma questão de aumentar o volume de vendas, mas também de otimizar operações, engajar clientes e inovar continuamente. Por isso, conversamos com um especialista para te ajudar com 5 estratégias de alto nível para escalar as vendas no e-commerce.
De acordo com Rafael da Cunha, CEO da Plataforma de E-commerce Climba e especialista em comércio eletrônico, é fundamental que os lojistas de e-commerce explorem estratégias eficazes e sustentáveis para manter as vendas em alta.
“Não é apenas uma ação isolada que fará com que os resultados melhorem, mas, sim, um conjunto de atividades bem planejadas e executadas”, comenta Rafael.
Neste artigo, abordaremos cinco estratégias de alto nível listadas pelo especialista da Climba que podem ser implementadas ao longo do ano para garantir o crescimento contínuo e o sucesso no e-commerce.
Confira.
Segurança e estabilidade como plataforma
De acordo com Rafael, a segurança é fundamental no e-commerce para proteger dados sensíveis dos clientes, como informações de cartão de crédito e identidade pessoal.
“Para um e-commerce é muito importante manter essas informações bem seguras. Isso significa utilizar tecnologias de criptografia, seguir regras e processos que ajudem a evitar fraudes e garantir que tudo esteja bem protegido”, explica.
A estabilidade da plataforma de e-commerce, segundo o especialista, é igualmente crítica, pois o chamado downtime ou erros frequentes podem afetar a confiança do consumidor e prejudicar as vendas.
“Assegurar uma infraestrutura robusta, com servidores confiáveis e processos corretos garante que o site permaneça operacional mesmo durante picos de tráfego. É algo básico, mas, exatamente por isso, as falhas devem ser previstas e corrigidas em tempo. Afinal de contas, o que todo e-commerce espera são picos de vendas e, para que isso seja positivo, é preciso haver planejamento”, explica.
Personalização
O CEO da Climba também explica que a personalização envolve o uso de dados e algoritmos para oferecer uma experiência de compra sob medida para cada visitante do site.
“Isso pode incluir recomendações de produtos personalizadas, o chamado cross-sell, ofertas especiais e conteúdo adaptado aos interesses do cliente. É preciso lembrar que e-commerce se baseia muito em relacionamento”, comenta Rafael.
Portanto, implementar a personalização pode aumentar significativamente a conversão e a fidelidade do cliente, pois os consumidores tendem a responder de forma positiva quando sentem que suas preferências são reconhecidas e atendidas.
Estratégias Omnichannel
Estratégias omnichannel referem-se à criação de uma experiência na qual a loja oferece a possibilidade da utilização de todos os canais de venda e pontos de contato, seja online ou offline.
“Para e-commerces, isso significa integrar a loja online com canais físicos, redes sociais, marketplaces, apps móveis, entre outros, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra fluida. Exemplo disso é permitir que os clientes comprem online e retirem na loja física ou oferecer suporte ao cliente por meio de vários canais de comunicação”, explica Rafael.
Estratégias de Frete
As opções de envio são velhas conhecidas e podem ser um diferencial competitivo.
“Estratégias de frete grátis acima de um certo valor de compra, entrega no mesmo dia ou em horários específicos, podem incentivar os clientes a finalizarem a compra. Em muitos casos, o e-commerce tem preço competitivo, mas perde a venda por conta da logística ruim”, comenta.
Segundo Rafael, também é importante oferecer uma estimativa de entrega confiável e manter o cliente informado durante todo o processo de envio. A flexibilidade e a clareza nas políticas de frete contribuem para uma melhor experiência do cliente “não tenha dúvidas disso”, alerta.
Estratégia de Pagamentos
Os consumidores atualmente também esperam flexibilidade na hora de pagar. Isso significa oferecer múltiplas formas de pagamento, então além das tradicionais como pix, cartões de crédito e débito, o CEO da Climba indica formas de pagamento mais facilitadas, como: pix + cartão de crédito, pix + 2 cartões de crédito e pagamento com 2 cartões de crédito.
“Pagamento parcelado e utilizar mais de duas opções de pagamento juntas, são serviços valorizados pelos consumidores. Esta estratégia também deve priorizar a segurança e a simplicidade no processo de checkout para minimizar abandonos de carrinho e outros problemas mais graves”, pontua o especialista.