Faz parte da estratégia deste ano incluir a venda de soluções e serviços de segurança da informação, visando o aumento da demanda com o lançamento da PNCiber
No Brasil esse cenário se repete, exigindo dos integradores
reposicionamento para essa
nova realidade. “Já
em 2016 nos posicionamos como uma consultoria de TI com alto valor agregado,
com uma grande capacidade técnica de entrega e atuando com mais de 10 marcas,
entre elas a IBM”, explica o CEO do Grupo Qualität, Júlio Moretti.
Ao longo da trajetória de 20 anos nesse
mercado, o Grupo se consolidou como especialista As a Service e em soluções de
Automação Robótica de Processos (RPA), utilizando Inteligência Artificial muito
antes de virar o hype atual.
O resultado dessa jornada foi que, em 2023, a
operação de Serviços e Serviços Gerenciados cresceu 165%, comparado a 2022.
“Foi uma transição forte, saindo de uma operação de vendas de Infraestrutura de
TI para a operação de serviços de Infraestrutura e o desenvolvimento de
soluções de automação de processos”, ressalta o executivo.
Entre os vários casos de sucesso implementados em 2023, Moretti ressalta
dois que retratam a real demanda do mercado brasileiro. No primeiro, o Grupo assumiu toda a gestão de infraestrutura de TI de uma
grande multinacional, que possui um ambiente de missão crítica SAP para Brasil
e Argentina. Toda a infraestrutura de servidores (Unix, Backup, Armazenamento)
está sob a responsabilidade da Qualität, com monitoramento 24x7.
“O outro caso foi a automação de processos, ao
longo de 12 meses trabalhando arduamente com o time da TI de uma empresa
nacional bilionária do ramo de saúde. O desafio era escalar as operações com o
uso do RPA. O resultado veio no último trimestre de 2023, com a expansão do
projeto com a implementação de um Squad de RPA, onde seremos responsáveis por
levantar, mapear, desenvolver e sustentar toda a operação de RPA desse
cliente”.
Alinhado à atual demanda por XaaS (tudo como
serviço), o Grupo Qualität comemora o fato da sua área de serviços ser hoje
totalmente autônoma da área de venda de produtos. “Esse novo posicionamento,
que vem ocorrendo há 4 anos, nos permitiu em 2023 a captação de novos clientes
em vários segmentos diferentes, como saúde, financeiro e indústria”, afirma
Moretti.
Para este ano, o objetivo é continuar crescendo, pelo menos, dois dígitos a operação de Serviços. “Crescer 20% é totalmente factível, porque a tendência é ser um ano mais estável na política e na economia. Também abriremos uma nova frente, reforçando nosso portfólio de venda de soluções e serviços voltadas à segurança da informação”, explica o CEO.
Moretti acrescenta que a falta de mão de obra qualificada também pode gerar grandes gaps nas implementações nas empresas. “Na contratação As a Service, isso é eliminado da enorme lista de preocupações dos C-Levels”.