A renovação do programa visa focar na experiência
do cliente para
mostrar o valor da marca Unimed
A Unimed Federação
Centro Brasileira busca sempre aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos a
todos os seus públicos e, com esse objetivo, aderiu à implantação do novo
formato do Jeito de Cuidar Unimed. Nos dias 1º e 2 de agosto, os gestores de
diversos departamentos da Federação participam de um workshop para conhecer as
novidades do programa e aprender como colocá-las em prática.
A equipe de
Desenvolvimento de Mercado e Experiência do Cliente da Unimed do Brasil,
Letícia Aguiar e Lauro Santana, apresentaram os principais pontos novos do
programa, que foram estabelecidos depois de estudos sobre as necessidades e
desejos dos beneficiários, principalmente após as mudanças sociais geradas pela
pandemia de Covid-19.
De acordo com o
presidente da Federação, Danúbio de Oliveira, o Jeito Cuidar tem uma grande
relevância no meio cooperativista. “A Federação sempre participou da maior
parte dos projetos relacionados ao cooperativismo, como os da Unimed do Brasil,
sendo que o Jeito de Cuidar é um dos mais importantes”.
Todo esse destaque
fica ainda mais claro com o foco anunciado pelos especialistas, que afirmaram
que estamos na “era do cliente”. Uma pesquisa da consultoria PwC, por exemplo,
mostrou que 86% dos consumidores pesquisados pagariam mais para ter uma boa
experiência com as marcas.
Isso representa a
valorização esperada, que vai além dos itens comercializados. “Produtos e
serviços podem ser copiados, mas o valor. O que estamos trazendo é o
diferencial competitivo, pois a experiência do cliente é o elo entre o
beneficiário e a empresa, sendo que esse contato deve ser memorável. As pessoas
precisam perceber que, o que elas encontram aqui (no Sistema Unimed), não encontram
em nenhum outro lugar”, esclareceu Lauro Santana.
Todavia, Letícia
Aguiar questionou os participantes do workshop a respeito da garantia que eles
têm de que os beneficiários estão satisfeitos. “Conseguimos assegurar que os
nossos clientes estão plenamente satisfeitos com a nossa marca? Quando não
temos essa garantia, colocamos em risco a nossa perenidade”, afirmou ela, que
acrescentou que essa preocupação é ainda maior pelo fato da alta expectativa de
qualidade que um plano Unimed gera.
Portanto, o processo
de implantação do Jeito de Cuidar começou com um debate para chegar ao
diagnóstico do atual cenário vivido pela Unimed Federação Centro Brasileira. A
partir dos resultados obtidos, será possível traçar um plano de ação. “Com esse
plano, podemos promover melhorias na experiência dos clientes, pensando que
eles são as Singulares e que, lá na ponta, elas atendem os nossos
beneficiários”, descreveu Letícia.
Até o momento, sete
Singulares da Federação já aderiram e, em breve, também irão receber o workshop
de implantação do Jeito de Cuidar. Afinal, o objetivo é multiplicar essa
qualidade tão característica da Unimed, tanto para o público externo, quanto
para o interno.
“O Jeito de Cuidar melhora o clima organizacional, porque quando as pessoas têm uma empatia maior e um olhar mais cuidadoso com o colega de trabalho, existe um impacto na satisfação dos colaboradores, inclusive das nossas Singulares, porque elas acabam sentindo o cuidado da nossa prestação de serviços”, relatou Fabiana Daniel, superintendente da Federação.