Virada de chave: 5 pontos acelerados pela digitalização de concessionárias

 Com desafios e mercado consumidor em transformação, setor automotivo conta com ferramentas ágeis, inovadoras e personalizadas para melhorar jornada de clientes


Concessionárias apostam em ecossistema digital para aumentar produtividade, tomar decisões acertadas e colocar experiência do cliente no centro
Créditos: Envato

A indústria automotiva está diante de um grande desafio: desenvolver experiências digitais e garantir maior conectividade em seus produtos. De acordo com o relatório Trends in Automotive, produzido pela empresa de softwares Salesforce, nos próximos anos o setor deve se dedicar a buscar soluções que tragam eficiência e autonomia aos processos. Para seguir pelo caminho da inovação, o olhar de concessionárias de automóveis precisa estar voltado para ferramentas que aumentam a produtividade, contribuam na tomada de decisões e coloquem a experiência do cliente no centro.

“O setor automotivo enfrenta um momento ímpar de oportunidades e desafios, com grandes transformações relacionadas aos modelos de negócios, processos de fabricação, novas tecnologias e análise de dados. Mas, antes de mais nada, o setor precisa estar preparado para estabelecer alianças estratégicas, acelerar algumas decisões e melhorar a experiência do consumidor. Somente assim, será possível aproveitar os bons ventos e se manter competitivo”, pontua Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, startup que lidera a digitalização do mercado automotivo.

O momento é de digitalizar os processos e operações para acompanhar a evolução do mercado. Nessa perspectiva, o foco das concessionárias de veículos é a implementação de ferramentas que priorizam inovação e aplicativos mais acessíveis. Confira a seguir os principais motivos que têm levado concessionárias a adotarem um ecossistema digital para se manterem competitivas no mercado.

1 - Experiência do cliente 

Apenas uma experiência ruim é suficiente para levar 60% dos consumidores a procurar a concorrência na hora de realizar a próxima compra. O dado faz parte do estudo CX Trends Latam 2022, relatório de tendências em experiência do cliente na América Latina, realizado pela Zendesk. Para acompanhar esse mercado cada vez mais exigente, concessionárias investem em ferramentas para mapear a jornada do cliente e implementam sistemas que tornam o processo de compra mais fácil. 

Segundo Marcos Pavesi, é preciso aproveitar os recursos que a era digital pode oferecer para melhorar o relacionamento entre concessionárias e clientes. "A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Por meio de serviços multicanais de ponta a ponta e chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA) podemos personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva", detalha o head comercial da Dealersites.

2 - Novas possibilidades de mercado 

As concessionárias que investem em inovação e ferramentas digitais têm uma grande vantagem competitiva: acessar um público mais amplo e robusto. A digitalização de processos, como o agendamento on-line de serviços, e a disponibilização de informações sobre os veículos, permitem que os clientes tenham acesso ao catálogo de automóveis de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de visitar a concessionária pessoalmente. Com o apoio da tecnologia, barreiras geográficas são eliminadas, empresas exploram novos mercados e clientes são fidelizados.

3 - Alavancar negócios

Os sistemas de gestão para concessionárias são exemplos de como a tecnologia pode ajudar a alavancar a performance das unidades. Por isso, investir em inovação e ferramentas digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade para se manter competitiva no mercado. De acordo com um estudo da TNS Research, as empresas que investem em tecnologia têm aumento significativo na receita e crescem cerca de 60% a mais em comparação com aquelas que não investem. 

De olho nisso, o setor automotivo se adapta às mudanças e aposta na transformação digital para otimizar processos, reduzir custos e agilizar tarefas. "Ao interligar departamentos, minimizar retrabalhos e centralizar informações, a digitalização permite análises aprofundadas e confiáveis que podem ser empregadas na definição de estratégias", explica Pavesi.

4 - Tomada de decisão 

Concessionárias que investem em tecnologia para execução e tomada de decisões estão à frente no mercado. Em um setor cada vez mais competitivo e dinâmico, a tecnologia é um fator essencial para a sobrevivência e o sucesso dos negócios. "A análise de dados pode ajudar as empresas do setor automotivo a entender as tendências do mercado e os comportamentos dos clientes. Além disso, a implementação de sistemas de feedback pode fornecer informações valiosas sobre como melhorar os serviços e produtos oferecidos", acrescenta o head comercial da Dealersites.

5 - Fortalecimento da marca

As concessionárias que nascem digitais estão mudando o jogo dos negócios, trazendo uma cultura disruptiva que valoriza a construção de marca, a entrega orientada pelo cliente e a experiência omnichannel. "É preciso entender que uma marca é construída em cada ponto de contato e isso significa a necessidade de uma busca constante por boas experiências. As concessionárias que se conectam com as pessoas ganham uma vantagem competitiva enorme, criam valor e fidelizam o público", finaliza Marcos Pavesi.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.


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