Depois de anos presente dentro da casa dos brasileiros com sua criatividade, humor e beleza, o mago das vinhetas, Hans Donner, agora entrega sua genialidade a segmentos como construção civil e decoração. Com mais de 40 anos trabalhando como designer, ele dá início a uma nova fase na sua carreira ao assinar o design de um edifício residencial de luxo em Goiânia, além de objetos decorativos que expressam a visão única do alemão radicado no Brasil.
Em passagem por Goiânia para uma visita às obras do Sagô Marista, empreendimento da Séren Incorporadora que leva a assinatura dele como designer, Hans Donner também apresentou uma nova vertente de suas criações: design exclusivo de tapetes, coleção TimePixel com a empresa Tapetah, luminárias Cendi para a empresa Munclair, linha de móveis em uma parceria entre o artista e a empresa de móveis Mittisa e uma linha quadros exclusivas da coleção Timegraphics, que tem edição limitada a 50 peças, com a exclusiva assinatura de Hans Donner.
Seus trabalhos atuais abordam a temática do tempo, que remete à filosofia disseminada por Hans em suas palestras. A passagem do tempo através de um jogo de luz é a base desse conceito e prega a importância de valorizar o que traz paz e felicidade: "Minha missão é materializar o elemento mais importante da vida, o tempo".
Essa também é a premissa dele ao dar o seu toque de design no empreendimento Sagô Marista, que tem projeto arquitetônico assinado em conjunto com o escritório Lins Galvão & Arquitetos Associados. "Poder explorar diferentes áreas, como estou fazendo agora, é algo que eu não esperava. Mas está acontecendo. Então, para mim, é como se fosse um sonho", conta Hans ao relembrar que já havia sido convidado para algo semelhante em meados dos anos 1990, quando teve uma "onda" de designers e estilistas assinando prédios no Rio de Janeiro.
Contudo, depois de revolucionar o design na televisão, chegando diariamente à casa de mais 100 milhões de brasileiros, os goianienses recebem de presente o Sagô Marista, uma verdadeira referência mundial em inovação. Do brilhantismo dele saiu a fachada do edifício, composta por brises que, não por acaso, criam uma ilusão de ótica e dão movimento ao prédio. A cada mudança de posição do sol, os apartamentos são inundados por uma nova projeção de luz. "Meu design do tempo traz um sentimento de vida, de esperança. É uma locomotiva que vem puxando vários vagões", define Donner.
Recentemente, em sua passagem por cidades pelo País, ele também foi convidado para assinar monumentos com objetivo de criar novos espaços turísticos, e como diria a linguagem moderna, "instagramáveis" nos ambientes urbanos. Ele celebra também a assinatura da nova marca da Revista Caras, que completa 30 anos em 2023 e o convidou para fazer parte de um grandioso projeto de reposicionamento do veículo de comunicação. Para Goiânia, ele ainda sugere a construção de um monumento e mais prédios com seu toque de genialidade. Durante a visita às obras do Sagô Marista, Hans se emocionou ao ver de perto a materialização de seus desenhos que já estão tomando forma.
Importante ressaltar que em visita a cidade de Goiânia o Hans também palestrou no evento Fórum " O Futuro das Cidades" onde trouxe algumas ideias de como o Design pode transformar cidades do Brasil e do mundo com sugestões de projetos inspiradores.
Fotos: divulgação