No dia do Conselheiro Tutelar (18/11), o senador Izalci (PSDB/DF) parabenizou os profissionais, lembrando do trabalho essencial que realizam para garantir os direitos das crianças e adolescentes
Os conselhos tutelares atendem crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselham e encaminham para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.
Justamente por conhecer as dificuldades e o trabalho valoroso realizado pelos conselheiros tutelares no Distrito Federal, destinei recursos para a compra de veículos para 27 conselhos, sendo três adaptados para pessoas com deficiência. E a boa notícia é: todos já foram entregues e estão sendo utilizados. Foi uma forma de retribuir, pelo menos um pouco, todo trabalho e dedicação desses profissionais”, afirmou o senador.
Além dos veículos, 17 conselhos tutelares também receberam recursos do senador, para a compra de kits que incluem equipamentos como bebedouro, ar-condicionado, smart tv, entre outros.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 40 Conselhos Tutelares espalhados em todas as cidades. Cada um deles é composto por equipe administrativa e cinco conselheiros tutelares eleitos pela comunidade.
A função foi criada em julho de 1990, junto com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Já o Dia do Conselheiro Tutelar foi instituído em 2007 para homenagear esses profissionais.