O Instituto de Medicina,
Estudos e Desenvolvimento (IMED) acredita que, para alcançar a excelência, como
resultado do atendimento humanizado, é preciso investir em gestão e
capacitação. Por isso, oferece treinamentos periódicos aos colaboradores do Hospital Regional de
Formosa (HRF), Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de São
Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin), que
estão sob sua gestão.
O principal
objetivo é formar profissionais que estabeleçam um vínculo de comunicação
eficiente seguindo a Política
Nacional de Humanização (PNH) e, com
isso, conduzir equipes à entrega de resultados satisfatórios alinhados à alta
performance.
Da mesma
forma, os aprendizados também visam aperfeiçoar a qualidade no atendimento dos
pacientes admitidos nas unidades hospitalares. Além disso, os encontros são
oportunidades de discutir métodos que otimizem os processos multidisciplinares
das equipes e seus pares.
Capacitação
Recentemente,
o IMED promoveu uma capacitação presencial, que contou com a participação de 26
líderes. Entre eles estavam diretores, gerentes, coordenadores e outros
talentos dos quatro hospitais geridos pelo instituto.
Com o
intuito de aprimorar conceitos como gestão de qualidade, técnicas de negociação
e sistema de otimização, o encontro ainda cumpriu o papel de ser um agente de
integração e troca de experiências entre os colaboradores.
Vale
ressaltar que o IMED compreende essas ocasiões como ferramentas de evolução
contínua. Por isso, todos os conteúdos apresentados aos participantes, das
dinâmicas em grupo à apresentação do sistema de gestão de equipes, tiveram como
objetivo a identificação prática de processos a serem melhorados.
Para Ângela Chagas,
diretora de RH do IMED, as capacitações realizadas durante o período pandêmico são
momentos especiais em que a organização olha com maior atenção para os
prejuízos causados pelo novo coronavírus e, juntos, todos pensam em soluções.
“O Hospital é um sistema vital
no combate à Covid-19 e os colaboradores são órgãos fundamentais para que ele
continue funcionando em plena eficiência. Por isso, as ações de capacitação
técnica e comportamentais permanecem focadas em atividades de desenvolvimento
com a intenção de mitigar os impactos ainda causados pelo coronavírus”, afirmou
a gestora.
Programas
IMED
O IMED
também atua com todos os seus colaboradores utilizando o “Jeito IMED de Atender”.
A ação, aplicada nos quatro hospitais, tem como principal objetivo a humanização
do atendimento em todos os seus setores e seguimentos por meio da uniformização
e orientação contínua de condutas, comportamentos e processos.
A
organização entende que todos os elos dessa corrente de atendimento são
importantes no resultado final. Portanto, seguir o mesmo padrão de competência,
disciplina e entrega deve ser considerado como ação de alta prioridade. Ao
seguir esse plano de desenvolvimento interpessoal, o atendimento humanizado
alcança a sua plenitude.
Ainda na esteira da evolução,
o IMED conta com o programa “Talent Pool”. Trata-se de uma ferramenta de gestão
de carreira em que o colaborador é assistido pela organização, e incentivado a
desenvolver habilidades gerenciais. O
instituto busca sempre a valorização e o desenvolvimento de lideranças como
supervisores, coordenadores e diretores.
Dessa maneira, o IMED reafirma
o seu propósito de se importar com a qualidade na prestação de serviços,
capacidade resolutiva de processos internos e, principalmente, ser referência
em excelência no atendimento humanizado de todos os nossos stakeholders.