Ação contou com
palestras de integração para os colaboradores, além de decoração e comidas
típicas “julinas”
Uma unidade hospitalar conta com
recepcionistas, médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza e demais
colaboradores que se dedicam ao atendimento de qualidade e excelência à
população. E quem cuida da qualidade de vida e da carreira daqueles que zelam
pela saúde da comunidade? Os profissionais de Gestão de Pessoas (GP) que
oferecem apoio, acolhimento e soluções para o desenvolvimento profissional por
meio de atividades e formação contínua.
Um bom exemplo de ação da GP do
Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, para promover o bem-estar
e a integração dos profissionais que atuam nas unidades de saúde, foi o “Arraiá
do Conhecimento” que contou com a participação de mais de 400 colaboradores nas
unidades do Hospital
Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional
de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgências de Trindade
(Hutrin).
De acordo com Adelson Júnior, gestor de pessoas do
Instituto, o objetivo da ação foi proporcionar um momento leve e dinâmico entre
os colaboradores que foram recebidos com decoração, comidas típicas como curau
e canjica, e participaram de uma roda de conversa.
“Para nós da GP, não existe estratégia boa se as pessoas não estiverem
engajadas. Foi pensando nisso e aproveitando a tradicional temática julina, que
idealizamos o Arraiá do Conhecimento, espaço em que foram desenvolvidas rodas
de conversa sobre o tema Trabalho em Equipe”, afirmou Adelson.
Um bom trabalho em grupo é imprescindível para o
funcionamento de uma unidade de saúde, a soma de talentos, habilidades e características diferentes, contribuem
para uma equipe mais capacitada e preparada, levando o trabalho com a população
muito além do simples atendimento, mas proporcionando humanização, qualidade,
acolhimento e esperança que resultam em vidas salvas.
Os colaboradores da Gestão de
Pessoas, ou Recursos Humanos (RH), são indispensáveis para a boa gestão, pois
são eles os responsáveis pelo recrutamento, contratação, treinamento e
desenvolvimento da equipe e de suas carreiras. Neste cenário de pandemia da
Covid-19, a contratação de profissionais da saúde cresceu em mais de 700% em
todo o país, de acordo com os dados divulgados pelo site de empregos Catho.
“A área de gestão de pessoas está sempre buscando oferecer
condições para o aperfeiçoamento do público interno. Entendemos que um bom
atendimento ao cliente vem da humanização dos nossos serviços e passa pela
qualificação dos profissionais que atuam em um ambiente cooperativo gerando
resultados”, finalizou o Adelson Júnior.
De acordo com a Associação Médica
Brasileira (AMB), foram registrados altos índices de exaustão física,
ansiedade, desgaste emocional e sobrecarga nas instituições médicas. Para apoiar
seus colaboradores neste momento, as unidades hospitalares do IMED oferecem
acompanhamento psicológico, treinamentos, palestras e ações que visam o bem-estar
e as relações entre seus profissionais.