A empresa colocou em operação em cinco regiões do DF sistemas de automação da rede denominados self-healing, uma tecnologia inteligente que isola um eventual defeito na rede e promove a recomposição automática do fornecimento de energia na maior parte da área afetada. A inovação já está beneficiando mais de 37 mil habitantes no Recanto das Emas, Sobradinho, Taguatinga, Brazlândia e Lago Sul. Até o fim do ano, mais de 20 sistemas serão instalados em diferentes localidades. A Neoenergia também já instalou 12 dos 150 religadores de linha planejados para 2021 e iniciou a implantação de um moderno sistema de Transferência Automática de Linhas de Alta Tensão (TAL). Similar ao self-healing, a tecnologia TAL, ainda inédita no Distrito Federal, atua na rede de alta tensão prevenindo impactos de ocorrências de maior abrangência.
Nos 100 primeiros dias, foram inspecionados mais de 2,5 mil quilômetros de redes e linhas, e realizada manutenção preventiva e ações de melhorias em todas as 41 subestações da área de concessão.
"Na prática, nossos clientes estão percebendo menos interrupções no fornecimento e quando ocorrem, no geral, retornam com maior brevidade. Em curtíssimo prazo, já estamos observando o resultado com foco na gestão e os investimentos em manutenção, expansão e modernização da rede. Isso é só o começo", comenta o presidente da Neoenergia Distribuição Brasília, Frederico Candian. A empresa mantém o compromisso de ampliar investimentos no sistema elétrico para o desenvolvimento da capital federal.
FOCO NO CLIENTE – As ações comerciais e de relacionamento com o cliente também tiveram destaque nesses 100 dias de gestão. Nesse período, a empresa adotou condições diferenciadas de negociação e facilidades de pagamentos. Os números impressionam. Foram quase 50 mil faturas negociadas, número 40% superior à média anterior à gestão da Neoenergia, com mais de 8 mil planos de parcelamento.
"Nesse momento de crise, permanecemos atentos às necessidades dos clientes. Flexibilizamos a quitação de dívidas e ampliamos prazos para que os clientes pudessem adequar a capacidade de pagamento ao orçamento doméstico", destaca Candian. Nesse sentido, foi implantada a campanha Saldão 30%, chegando a zerar a incidência de multas e juros de faturas em atraso. Além disso, a parceria com o RecargaPay oferece R$ 20 de cashback para a primeira conta paga utilizando a plataforma.
Em uma ação proativa, a empresa realizou cadastro de mais de 14 mil famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mais que dobrando a quantidade de clientes inscritos no benefício que concede até 65% de desconto na conta de energia elétrica. O total de contemplados com a Tarifa Social no Distrito Federal saltou de 13 mil para 27 mil famílias.
A Neoenergia Distribuição Brasília regularizou a energia em mais de 8 mil residências, conferindo segurança e cidadania para uma parcela da população que, além de conquistar condições mais seguras, passa a contar com comprovantes de residência, dentre outros benefícios.
AMBIENTAL E SOCIAL – No âmbito social, a empresa priorizou os trabalhos direcionados ao enfrentamento da Covid-19. Nesse contexto, a distribuidora realizou o mapeamento e a manutenção preventiva de 324 quilômetros das redes de energia que integram os 45 centros médico-hospitalares no DF e criou um canal exclusivo de atendimento para hospitais e unidades de saúde. Além disso, formalizou a doação de 15 refrigeradores científicos destinados ao Governo do Distrito Federal para armazenar as vacinas contra a Covid-19. "Essa ação reflete o compromisso da empresa no combate à Covid-19 e contribui ativamente com políticas públicas, fornecendo todo apoio possível ao plano de vacinação do Distrito Federal", afirma o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
A companhia também operacionalizou e atendeu, em tempo recorde, os pedidos de fornecimento de energia aos Hospitais de Campanha de Ceilândia e da Samambaia.
Como empresa sustentável, a Neoenergia Distribuição Brasília incorporou à frota 11 veículos 100% elétricos. Os automóveis já estão atuando em serviços administrativos e operacionais da distribuidora. Com os primeiros carros elétricos, a frota da empresa reduz a utilização de aproximadamente 16 mil litros de combustível fóssil por ano e elimina, por ano, a emissão de mais de 27 toneladas de CO2. A distribuidora, atuando em linha com os objetivos do grupo Neoenergia, assumiu ainda o compromisso de incorporar cinco novos veículos elétricos por ano na frota, potencializando esse compromisso a longo prazo.
A companhia também está oferecendo oportunidades no mercado de trabalho. A empresa anunciou um programa de geração de emprego e renda para o Distrito Federal. Com 350 vagas, que serão preenchidas até o primeiro semestre do próximo ano, profissionais e estudantes de diversas formações devem se inscrever no site www.neoenergia.com. A Neoenergia Distribuição Brasília está lançando ainda a implantação da primeira Escola de Eletricistas no Distrito Federal, curso de formação de 480 horas que capacitará 100 homens e mulheres. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a concorrer ao processo seletivo para integrar a força de trabalho da empresa, além de estarem preparados para atuar no mercado de trabalho do Distrito Federal.
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