Receita de Quiche Lorraine: uma disputa entre alemães e franceses

 Prato surgiu na Alemanha, mas foi adaptado e batizado por franceses após Segunda Guerra Mundial




A história mundial é repleta de batalhas por territórios e disputas entre povos. Com diversas mudanças nas fronteiras e mistura de culturas, a gastronomia também passou por adaptações. O quiche é um exemplo de prato que teve ingredientes e até o nome alterados com o passar dos anos e também com as mudanças no território europeu.

Tipo de torta aberta, o quiche surgiu, inicialmente, na Alemanha, ainda no século XVI,  na região da Alsácia Lorena. Porém, devido a batalhas entre alemães e franceses no local, o espaço foi dominado pelos franceses em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, e o prato tornou-se francês, sendo batizado de Quiche Lorraine, em homenagem ao nome da região. 

Originalmente, o recheio oficial do quiche é composto por creme de leite, ovos e bacon. Porém, com a popularização do prato, é possível encontrá-lo em versões com legumes, vegetais, salmão e sempre acompanhado de diversos tipos de queijo. Mas que tal experimentar o modelo tradicional? A Alegra e a Herança Holandesa separaram uma receita de quiche clássico e simples para fazer em casa. Aproveite e bom apetite! 

Quiche Lorraine com bacon

Para a massa

Ingredientes:

  • 600g de farinha de trigo Herança Holandesa
  • 300g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 pote de iogurte natural integral
  • 1 gema
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal

Para o recheio

Ingredientes:

  • 5 ovos inteiros
  • 2 xícaras de bacon Alegra
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 600 ml de creme de leite fresco
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Noz moscada

Modo de preparo:

Massa: Em um recipiente acrescente a manteiga, o iogurte, a gema, o fermento e o sal. Adicione a farinha de trigo aos poucos e amasse até dar o ponto. Envolva a massa em um plástico filme e deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Depois disso, abra a massa para forrar uma assadeira.

Recheio: Frite o bacon até ficar quase dourado e reserve. Em uma vasilha, misture os ovos e acrescente o creme de leite e tempere com sal e noz moscada. Adicione o bacon sobre a massa na assadeira e então o cubra com o creme e o queijo parmesão. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. 

Rendimento: 1 forma redonda de 28cm

Tempo de preparo: 90 minutos

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos