Antonio Artequilino*
Buscar na vida as dimensões de
sentido consiste em atribuir importância às questões que devem ser priorizadas
no cotidiano de nossas existências. Sabemos e reconhecemos que a Educação é a
mediação essencial do nosso viver. Além do mais, a polissemia da palavra
educação nos convida a destacar o relevante papel da escola no desenvolvimento
de todas as potencialidades humanas. Assim, invoco as palavras do grande e
saudoso Rubem Alves, professor e escritor com o qual tive o privilégio de
dialogar e de interagir pessoalmente em Campinas: “Há escolas que são gaiolas e
há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros
desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados
sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é
o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são
pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o
voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O
voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.
Ora, por que muitas escolas
públicas e privadas não conseguem impulsionar o voo dos alunos? Quais são os
motivos pelos quais inúmeras instituições de ensino não conseguem alçar voos
rumo aos céus brilhantes do ensino de qualidade e dos grandes avanços no
desenvolvimento da Educação Básica? Como medir a qualidade do aprendizado em
nível nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino? Pois bem, o Ideb
(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007, pelo Inep
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O
Ideb é um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação no
nosso país.
Sem dúvida, o Ideb possui
limitações na medida em que oferece apenas uma ideia geral sobre avanços e
retrocessos. Todavia, é um índice que pode mobilizar a população, os gestores
educacionais e as autoridades em torno da viabilização de políticas públicas
voltadas para a melhoria da qualidade e do desenvolvimento da Educação no
Brasil. Indo nessa direção, ressalto com satisfação que o Ideb se relaciona com
o Plano Nacional de Educação que foi aprovado em 2014 e propõe, na Meta 7:
"fomentar a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades,
com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias
nacionais para o Ideb". De fato, a meta geral do Ideb para o Brasil
estabelece a conquista de 6 pontos na primeira etapa do Ensino Fundamental até
2022. Ressalto, no entanto, que as metas são diferenciadas para cada rede e
escola. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e
contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Não podemos
desanimar e devemos trabalhar em prol das melhorias necessárias na Educação
Básica do nosso país, inspirados pelas palavras do filósofo Immanuel Kant, que
afirmou: “É no problema da Educação que assenta o grande segredo do
aperfeiçoamento da humanidade”. O que estamos esperando? Vamos alçar voo nas
asas do desenvolvimento da Educação Básica rumo ao céu radiante da conquista da
cidadania. Voemos impulsionados pelos ventos auspiciosos da esperança e do bem
comum! Vamos voar com liberdade! Vamos
encorajar voos infinitos! Vamos sair definitivamente das gaiolas que nos
prendem!
*Antonio Artequilino é consultor
pedagógico da Conquista Solução Educacional.