Blue Sol Energia Solar foi a empresa responsável pela instalação de 82 módulos fotovoltaicos, que garantem a geração média de 3.850kWh/mês para abastecer as áreas comuns do Condomínio Total Ville 402
O condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, Total Ville 402, localizado em Santa Maria, no Distrito Federal, exibe, desde o mês de maio, um diferencial interessante. Por decisão dos moradores e do síndico Alex Nunes, as áreas comuns do condomínio são abastecidas por energia solar! Todo o projeto e instalação do sistema fotovoltaico em operação no Total Ville 402 foram realizados pela Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira com mais de 10 anos de atuação no setor de energia solar fotovoltaica.
De acordo com Michel Blumenfeld, franqueado da Blue Sol no Distrito Federal, a oportunidade de instalar o sistema surgiu logo nos primeiros dias de operação da unidade, inaugurada há pouco menos de um ano. “Um morador do condomínio assistiu à palestra de inauguração da nossa franquia e ficou interessado em ter um sistema funcionando por lá. Participamos de uma concorrência e ganhamos a oportunidade de instalar os painéis fotovoltaicos para abastecimento das áreas comuns do Total Ville 402”, afirma o franqueado.
Blumenfeld explica que foram instaladas 82 placas fotovoltaicas, que juntas formam um sistema com 28,7kWp de potência. Em média, são gerados 3.850kWh/mês para abastecer todas as áreas comuns do condomínio. O resultado é uma economia mensal de mais de R$ 3 mil, que totalizarão mais de R$ 37 mil economizados a cada ano. Além de tudo isso, o condomínio deixará de emitir cerca de 20 mil kg de CO2 por ano, resultado que seria obtido com o equivalente a mais de 500 árvores cultivadas.
A instalação do sistema fotovoltaico no condomínio do programa Minha Casa Minha Vida se tornou, além de tudo, um belo exemplo – não apenas pela questão sustentável – mas também pela mensagem de que a energia solar está à disposição de todos e é economicamente viável para abastecer a população com energia limpa, além de valorizar o imóvel. No caso do condomínio Total Ville 402, Blumenfeld conta que o investimento foi feito com uma entrada, que já estava disponível no fundo de reserva do condomínio, e o valor restante foi dividido em 36 parcelas, com financiamento pelo Banco Santander. “As parcelas financiadas ficaram mais baixas que o valor economizado mensalmente na conta de luz. Uma grande vantagem”, detalha.
O franqueado da Blue Sol Energia Solar conta, também, que há um projeto futuro com o síndico para instalação de um sistema fotovoltaico que gere energia para as unidades do condomínio, abatendo total ou parcialmente o consumo de energia elétrica dos apartamentos. “O síndico e os moradores estão bastante empolgados com a chance de ampliar a geração da própria energia. Eles já estão enxergando as vantagens de ter um sistema fotovoltaico funcionando e reduzindo consideravelmente o valor da conta de luz mês a mês. Inclusive, já estão até pensando nas melhorias que serão implementadas no condomínio com os valores economizados, como instalação de ar condicionado em áreas comuns e de um aquecedor na piscina. Ou seja, o valor economizado com a conta de energia será reinvestido”, explica Blumenfeld, que segue otimista com a possibilidade de levar a energia solar a outros condomínios populares. O Total Ville 402 faz parte de um residencial com outras 10 unidades idênticas. “Já estamos em negociação com outros dois condomínios desse residencial para beneficiar muitas outras pessoas com a energia solar”, celebra o executivo.
Mais sobre a Blue Sol Energia Solar:
Empresa pioneira no setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar foi fundada no ano de 2009 fazendo projetos. Observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir muito para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de profissionais interessados em atuar no mercado solar. Hoje, com 10 anos de atividades, a Blue Sol atua em três frentes: capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio na área de energia solar fotovoltaica. A empresa opera nacionalmente e contabiliza mais de 18 mil profissionais capacitados e mais de 3 mil sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados.